+351 220 136 948

info@dermatofuncional.pt

x

Oportunidade da Semana: Kit Tratamento Facial por apenas 79,90€. Ver mais!
Aakash Web Announcer plugin

Máscaras e Envolvimentos corporais

Os envolvimentos corporais são tratamentos muito utilizados em SPA. Tratam-se de um dos tratamentos mais antigos para embelezar a pele, pelas suas propriedades hidratantes, desintoxicantes e tonificantes.

O envolvimento baseia-se na aplicação de uma máscara corporal com substâncias com propriedades terapêuticas, escolhidas em função da indicação. Os envolvimentos com algas, argilas e lamas são bons para eliminação de toxinas. Já os envolvimentos de chocolate e vinho são reconhecidos para tratamentos anti-oxidantes. Existem muitas substâncias que podem ser utilizadas para aplicação de envolvimentos como plantas, frutos, cristais ou óleos essenciais.

 

Argiloterapia

Foi uma das primeiras formas de medicina natural e as suas virtudes terapêuticas continuam a ser reconhecidas.

A argila resulta da metamorfose de rochas naturalmente ricas em sais minerais, sendo reconhecida pelas suas propriedades anti-inflamatória, estimuladora da circulação e das trocas metabólicas, emoliente, reafirmante e lipólitica. A estrutura molecular da argila confere-lhe grande poder de absorção, tendo capacidade de captar as toxinas e substâncias nocivas ao organismo e devolver às células os oligoelementos essenciais ao seu correto funcionamento. É capaz de absorver água e exsudados, conferindo-lhe eficácia no tratamento de edemas e inflamações. O poder cicatrizante e e anti-inflamatório da argila é proporcionado pelo seu teor em sílica e alumínio. Em função da sua cicatrização em minerais existem diferentes colorações de argila, existindo desde verde, rosa, vermelha, branca, cinza a preta, com algumas propriedades distintas.

Tomando como exemplo a argila verde, esta por ser rica em silicio, cálcio, ferro e manganês tem uma excelente capacidade seborreguladora, desintoxicante, antiséptica, cicatrizante e emoliente. É também reconhecida pelos seus efeitos na circulação e na promoção da lipólise.

 

 

 

Chocolatoterapia

As sementes de cacau possuem excelentes propriedades moleculares que contribuem para a manutenção da integridade do sistema tegumentar. Apresentam grande poder anti-radicalar, hidratante, reepitelizante, regenerativo contribuindo para uma pele hidratada e com boas propriedades de elasticidade e tonicidade.

O chocolate pela sua riqueza em ácidos gordos contribui para a restauração da barreira cutânea e o seu teor em glicéridos atua na tonificação da pele.

 

Vinoterapia

Os envolvimentos com máscaras à base de vinho estão principalmente indicados para peles envelhecidas e desidratadas. O vinho é rico em polifenóis e vitaminas A, C e E com forte ação antioxidante, hidratante, nutritiva e estimuladora da circulação.

 

 

Algoterapia

Os envolvimentos com algas marinhas diferenciam-se graças ao aporte à pele de elementos presentes nas mesmas em elevadas concentrações, como vitaminas, minerais, iodo, aminoácidos e fito-hormonas. Os seus constituintes atribuem-lhes efeitos desintoxicantes, remineralizantes, rejuvenescedores, circulatórios e anti-envelhecimento.

 

Fitoterapia

A fitoterapia ou fitobandagem recorre à utilização de máscaras à base de plantas com propriedades medicinais, como a cavalinha, a centelha asiática, o chá verde, entre muitas outras.

Após a aplicação da máscara, esta poder ser seguida de envolvimento por toalhas, plásticos, ligaduras ou gesso, propiciando assim um efeito térmico e oclusivo, que permite aumentar a penetração dos princípios ativos do produto previamente colocado na superfície da pele.

 

 

 

 

 

 

Gessoterapia

O envolvimento da área a tratar com ligaduras gessadas permite uma potencialização do efeito térmico, bem como a promoção da permeação das substâncias colocadas sob o gesso e os princípios impregnados nas próprias ligaduras. O gesso exercerá um efeito de tamponamento, com reativação do metabolismo local, aumento da nutrição celular, do aporte circulatório e dos níveis de oxigénio.

 

Indicações das máscaras e envolvimentos:

  • Pele desidratada e desvitalizada
  • Flacidez dérmica
  • Fibro edema gelóide
  • Hiperlipodistrofia
  • Edemas
  • Envelhecimento cutâneo
  • Acne

 

Contra-indicações das máscaras e envolvimentos:

  • Aplicação sobre áreas infetadas
  • Oclusão em inflamações
  • Alergias ao produto aplicado
  • Aplicação de algas em distúrbios de tiróide

 

 

  • simone de jesus rocha

    Hoje,,não e mais impossível ficar com o corpo torneado.